
O PMMA é utilizado para preenchimento de sulcos, rugas profundas, formação de zigoma, ângulo de mandíbula e alterações da face e do corpo.
O PMMA é colocado em uma ou mais regiões, ficando a critério médico e de acordo com as queixas do paciente, podendo atingir o resultado esperado com uma única aplicação dependendo do tamanho, da profundidade, do local a ser tratado, e da reação local durante a aplicação. Deve-se aguardar por pelo menos quatro semanas para saber se há necessidade de novas aplicações até se conseguir o efeito estético desejado e indicado para o local na quantidade de produto aplicado. Deixa – se claro que dos 100% do produto colocado no local uma parte (30% em média) é desconsiderada pelo organismo, podendo algumas pessoas ter maior perda do produto.
Na aplicação do produto, podem ocorrer hematomas, edema (às vezes persistente, durando mais que 4 semanas). – Uma em cada mil pessoas, apresenta complicações tardias como: Nódulos: formações arredondadas não aparentes, mas palpáveis.
Fibroses: são nódulos com endurecimento ao redor, às vezes, apresenta leve abaulamento visível na pele.
Biofilme: a área onde foi colocado o produto fica endurecida á apalpação e pode abaular a pele com toda extensão onde foi colocado o preenchimento.
Edemas cíclicos: a região onde foi colocado o PMMA, pode de tempos em tempos edemaciar.
Para tratamento das complicações tardias é realizado infiltrações, medicação via oral, laser e cirurgia de retirada de lesão. Complicações são inerentes às reações orgânicas de cada paciente, há tratamentos e esses podem ser feitos e assumidos pelo paciente, uma vez que surgem devido à sensibilidade deste ao procedimento