Procedimento dermatológico é qualquer procedimento que seja realizado, sendo ele pelo médico, com ou sem anestesia. Não necessariamente será realizado por um dermatologista, mas deveria ser, já que este é o médico que sabe como a pele se comporta.

Cauterização: Procedimento médico onde se aplica instrumentos que queimem a área que está sendo tratada, com bisturi elétrico (coagulação e fulguração), bisturi a laser, termocautério, radiofrequência cirúrgica, sendo que esta última gera menos danos térmicos nos tecidos ao redor. Aqui ainda se aplica a cauterizacao química,  feita com produtos químicos como vários tipos de ácido. A cauterização elétrica pode ser realizada com ou sem anestesia. Após a cauterização a lesão ficará escurecida e com uma casca em cima, e essa casca pode ser removida no momento do procedimento expondo uma pele avermelhada e sensível. Algumas vezes é necessário intervir na mesma lesão, em momentos diferentes, até que esta não retorne mais. Pode ser necessário curativo com gaze e micropore ou apenas pomada como curativo.

Os cuidados pós procedimento são:
Não arrancar as cascas, deixar cair por conta, cada local varia de 5 dias há 3 semanas;
Cuidados no banho e quando for secar;
Cuidados com exposição solar por 30 dias:
Pode ocorrer, no local, afundamento em relação a pele não tratada, também o local pode ficar hipocrômico (esbranquiçado) ou hipercrômico (escuro) e retornar pedaços de lesão no mesmo local.

Curetagem: Procedimento no qual será usado um aparelho, chamado de cureta, onde se raspa as lesões, removendo-as com golpe (única passada) ou parceladamente a cada passagem, podendo ou não ser acompanhada de anestesia e também acompanhada de cauterização elétrica ou química para complementação ou parada de sangramento:

Excisão e sutura simples: Procedimento onde é feito uma incisão (corte) ao redor da lesão, e após estancado o sangramento, é realizado a sutura da ferida operatória com a aproximação das bordas, usando fios normalmente de mononylon.

Excisão e sutura com retalho: Após a retirada da lesão, por exemplo um tumor, a ferida operatória não fecha por aproximação de bordas, então é feito uma rotação de ou deslocamento de pele junto com aporte vasculo-nervoso para o local da ferida e assim conseguindo fechá-la.

Excisão e sutura com enxerto: Nessa situação a ferida operatória é fechada com pele de outra região do corpo. Exemplo, ao se remover uma lesão do nariz e essa não for possível fechá-la borda a borda, pode-se remover um pedaço de pele com tamanho suficiente para cobrir a ferida operatória da região atrás da orelha.

Golpe de Tesoura: Procedimento que é feito normalmente em lesão pedunculada (com pedículo) e com movimento rápido é removida a lesão com uma tesoura cirúrgica.

Shaving: Procedimento onde se passa a lâmina de bisturi abaixo da lesão a  ser removida, rente a pele. Não necessita de pontos.